Os castelos brasileiros!

Sim, o Brasil tem castelos!

Não é preciso sair do Brasil para conhecer castelos de pertinho. A gente mostra 24 construções brasileiras que são a cara da Idade Média européia.
4hvh6q2nUns são herança da família real portuguesa, outros tomaram a arquitetura medieval emprestada da realeza para ostentar o poder da era dos barões do café. Há ainda as casas de gente comum, plebeus que transformaram suas residências em moradas de reis. Quem nunca ouviu comentários sobre os castelos maravilhosos do Velho Continente? Pois, saiba que não é preciso ir à Europa, nem sair do Brasil para ver um castelo medieval de pertinho. Descobrimos a existência de alguns castelos localizados em várias regiões do país para nobre nenhum botar defeito.
castelo_ilha_fiscal1O castelo da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, foi projetado pelo engenheiro Adolpho José Del Vecchio para o Ministério da Fazenda, que pretendia ter ali um posto aduaneiro. Del Vecchio elaborou um projeto arquitetônico em estilo neo-gótico com inspiração nos castelos franceses do século 14. A construção levou quase oito anos e foi feita por portugueses e escravos, sendo finalizado em 1889, juntamente com a urbanização da ilha.
castelo-de-edmar-moreiraO Castelo Monalisa é um castelo de 192 hectares localizado no meio da estrada que leva ao pequeno distrito de Carlos Alves, em São João Nepomuceno, Minas Gerais, Brasil. A construção do castelo durou mais de uma década, e entre seus números astronômicos destaca-se garagem para quarenta carros; trinta e seis suítes triplex; salão principal com 800 metros quadrados de construção, e pé-direito de doze metros; elevador; e muitas outras coisas.
CasteloDoBatel_Curitiba_ParanaO Castelo do Batel, em Curitiba foi inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França. Em 1923 o cafeicultor Holanda Luís Guimarães adquiriu um grande terreno e encomendou o projeto do castelo ao arquiteto Eduardo Fernando Chaves.
006+castelo_simoes_lopesO Castelo Simões Lopes foi construído em 1922, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, por Augusto Simões Lopes, que foi prefeito, deputado e vice-presidente do Senado. A construção também já abrigou entidades culturais, como o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas, Academia Sul-Brasileira de Letras, Centro Literário Pelotense.
nmzjo8bhDe propriedade particular de José Ronilson Dantas, o castelo de Bívar foi construído por volta de 1984, próximo ao Rio Carnaúba, no Rio Grande do Norte.
004+castelo_eldoradoCom 2142 m², o castelo Eldorado foi construído em Marilândia do Sul, Paraná. Os quatro andares abrigavam inúmeros aposentos, que foram construídos e decorados com todo luxo e conforto: escadarias, elevador, banheiro em mármore carrara, vitrais franceses e lustres de cristal tchecos. Muitos dos moradores locais acreditam que a família construiu tal castelo para servir de refúgio aos alemães contra a perseguição nazista da época.
002+castelo_pesqueira+EdvonaldoEdvonaldo Bezerra Torres, um empresário pernambucano de 47 anos, resolveu transformar sua casa num castelo cheio de minaretes da arquitetura árabe e contornos dos edifícios majestosos desenhados em Barcelona no final do século 19
001+castelo_joao_capaoJoão Ferreira, o João Capão, é pernambucano de Garanhuns, eletricista, tem 64 anos e tinha o sonho de construir um reinado. Um dia ele assistiu a um filme e viu suntuosos palácios de reis. Há 17 anos, João iniciou a construção do seu sonho. Já ergueu duas torres com ares medievais, um salão, um jardim com fonte e alguns “puxadinhos” que, em breve, se transformarão em aposentos.
5176933Construído na década de 20, o castelo de Itaipava, em Petrópolis, Rio de Janeiro, é uma reprodução dos castelos renascentistas. Projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e seu amigo Fernando Valentim, foi erguido com materiais provenientes da Europa.
castelo_mouriscoO Castelo Mourisco hoje abriga a sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Sua arquitetura é a de um palácio inglês do período elizabetano, com suas torres, ameias e galerias.
011+castelo_Ricardo_Rennandcastelo São João do Instituto Ricardo Brennand é o Museu de Armas São João. A construção no bairro da Várzea, no Recife, tem aspecto medieval, mas foi erguida há apenas seis anos, com mais de um milhão de visitas até hoje.
012+vila_medievalA Villa Medieval é um castelo que comporta um complexo cultural em São José dos Campos, São Paulo. A arquitetura é inspirada no castelo de Langeais, no Vale do Loire, na França, na Torre de Mounmouth, no País de Gales, e no castelo do príncipe alemão Von Earbach.
014+castelo_pedras_altas%282%29O Castelo de Pedras Altas, no Rio Grande do Sul, foi o centro das disputas políticas que provocaram a Revolução de 1923. A fortaleza feita em granito rosa desponta na paisagem isolada da região sul do estado com traços medievais, idéia de seu criador, Joaquim Francisco de Assis Brasil.
015+castelo_rua_apaO Castelo da rua Apa, no bairro de Santa Cecília, São Paulo, hoje enfrenta o abandono, após as histórias de sangue e glamour que o rondaram na década de 30. Na noite de 12 de maio de 1937, três membros de uma das mais abastadas e tradicionais famílias, os Reis, foram encontrados mortos no interior do castelinho.
016+castelo_museu_armas+petropolisPrédio em estilo medieval, construído em Petrópolis que chama a atenção pelo seu ar misterioso. Seu acervo reúne centenas de peças de diversos períodos, destacam-se baionetas, armas de fogo, estampas e gravuras militares, além de armas indígenas.
017+castelo_engadyO Castelo do Engady, construído pelo Padre Antenor Salvino, em 1974, é uma das principais atrações turísticas da região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Construído em estilo mouro-medieval, o castelo foi a residência oficial do padre por vários anos. Hoje, funciona o Corpo de Bombeiros da cidade de Caicó.
panoramio_Germano+Sch%C3%BC%C3%BCrO Château Lacave fica na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, e é o único castelo na América Latina a abrigar uma vinícola. Idealizado pelo empreendedor espanhol Juan Carrau, em 1968, o Lacave ocupa uma área de 70 mil m². Sua arquitetura é inspirada nos castelos espanhóis do século 11. Dentro dele, funciona uma vinícola e um restaurante no qual garçons e atendentes entram no cima medieval com roupas a caráter.
castelo_camelot3O Castelo Camelot é famoso em São Leopoldo, Rio Grande do Sul – lá funciona um motel temático, inspirado na lenda do Rei Artur. Sua arquitetura é inspirada nos castelos ingleses da Idade Média, um conjunto de pedras vermelhas encravado num bosque, com casamatas, torres e vielas. O mais curioso: no motel-castelo há uma suíte que lembra um calabouço, com direito a jaula e correntes barulhentas.
castelinho08_flamengoO Castelinho do Flamengo, no Rio de Janeiro, nada tem a ver com o time carioca. A construção erguida em 1916 no bairro do Catete e projetada pelo arquiteto italiano Gino Copede, serviu de residência do comendador português Joaquim da Silva Cardoso e sua esposa Dona Carolina, que viveram lá até 1932. Hoje, o castelinho abriga o Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, que comporta uma videoteca, um auditório auditório, duas salas para cursos e workshops e uma sala para exposições de artes.
IMG_1540-1024x768O Castelo de Garcia D’Ávila, na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, foi iniciado em 1551 e concluído em 1624. As suas ruínas estão entre as mais antigas do Brasil. Garcia D’Avila chegou ao Brasil na expedição de Tomé de Souza, em 1549, sendo nomeado o feitor e almoxarife da Cidade do Salvador e da Alfândega. Mais informações no site da Fundação Garcia D’Ávila.
Castelo+Labirinto+de+Zé+dos+MontesO Castelo Labirinto de Zé dos Montes localizado na Serra do Tapuia em Rio Grande do Norte, foi idealizado por José Antônio Barreto conhecido popularmente como o Zé dos Montes. Possui várias torres e corredores escuros e estreitos, onde é muito fácil quem por lá passa poder perder-se.
9011675026_b37f6659b9_bO Castelo Furlani (Fotografo: Rodrigo Brando – www.rodrigobrandofotografia.com.br)nasceu da idéia de Fausto Furlani, que pretendia aproveitar os conhecimentos de seu pai, que era mestre de obras. A construção do castelo começou em 1911, com cimento importado da Alemanha e telhas de Marselha, França. O castelo ostenta uma grande porta de madeira e uma ponte levadiça no acesso ao primeiro andar. O local é muito procurado, embora nem sempre esteja aberto para visitação pública, mas gera muita curiosidade entre turistas e os próprios moradores da cidade.
castelo-hotelA história de amor do brasileiro Henrique Lage pela cantora de ópera italiana Gabriela Benzanzoni define a história da Pousada Fazenda Castelo, em Lauro Müller, Santa Catarina. A italiana só casaria com Henrique se fosse morar em um castelo. No Rio de Janeiro, Henrique construiu um grande castelo onde passaram a morar. Ao mesmo tempo, em 1919, ergueu em Lauro Müller um empreendimento menor, mas não menos importante. Na cidade, ele e Gabriela ficavam quando vinham visitar suas minas e terras.
4790114174_f5a10ff23f_zA Cervejaria Miranda Corrêa foi a primeira fábrica de cerveja e gelo de Manaus, Amazonas, criada na década de 20. Sua sede, um castelo em estilo alsacianolocalizado na margem esquerda do Igarapé da Cachoeira Grande, era o lugar onde também exibiam filmes longa-metragem e curtas de cineastas locais – um ambiente refinado onde a sociedade amazonense costumava se reunir.
Conheça os melhores empreendimentos do Brasil com a Coldwell Banker em

Comentários

  1. Muito interessante. Cada construção tem uma história em que se busca recriar o romantismo e a magia das glamorosas habitações da realeza européia. Espero algum dia conhecer ao menos a metade deles.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carroças com tração animal!

primeira peregrinação pela ferrovia do Contestado