História do Colégio Silva Jardim!

Histórico da Escola

A Escola de Educação Básica Silva Jardim é uma escola pública que busca formar o cidadão enquanto sujeito consciente dos direitos e deveres no campo individual e no campo coletivo.
A história da nossa Escola inicia assim...
Primeiramente existia uma Escola Isolada com denominação de Escola Isolada Desdobrada de Barracão em 1925. Em abril de 1953 o senhor José Campos doa um terreno para a construção do Grupo Escolar Silva Jardim situado na Vila Barracão município de Bom Retiro. Com muito esforço, o povo conseguiu através do decreto n° 241 de 14 de maio de 1954 a fundação do Grupo Escolar “Silva Jardim”, em homenagem ao ilustre brasileiro Antônio da Silva Jardim*. O ano letivo iniciou-se em fevereiro, seu primeiro diretor interino foi o senhor José Dell’Antônia que era normalista e ex-seminarista. O prédio possuía 4 (quatro) salas de aula,um galpão, um gabinete para o diretor, uma sala para portaria, uma biblioteca, outra para depósito, dois reservados com instalações sanitárias para os alunos e um para professores. O grupo também oferecia casa de morada ao diretor com dois quartos, uma sala, uma cozinha e uma instalação sanitária. No pátio se localizava um poço que fornecia água suficiente. Não havia energia elétrica.
A partir de 1960 o 1º grau era conhecido como Curso Normal Regional “Frei Rogério Neuhaus”. Em 1962 foi transformado em Ginásio Normal “Professora Eládia de Maia Barbosa”.
Em 1971, a Escola passou denominar-se Escola Básica Silva Jardim.
Em 1987 foi transformado em Colégio Estadual “Silva Jardim”. Em 2000 passou a denominar-se Escola de Educação Básica Silva Jardim, como é até hoje.
Atualmente, a instituição possui uma área total de 10.000 m² doada por José de Campos no ano de 1953. Possui um prédio com uma área construída de 1.779,33 m², mais um ginásio com área construída de 854,90 m², e a área ocupada pela Secretaria Municipal da Educação é de aproximadamente 250,00 m².
A Escola atende atualmente 960 alunos, distribuídos 34 turmas em 03 (três) turnos, (com séries iniciais, séries finais do ensino fundamental e ensino médio), sendo 07 turmas de séries iniciais; 17 turmas de séries finais e 10 turmas de Ensino Médio. A Escola conta também com uma sala de SAEDE Misto (DA-DV-DM) Serviço de Atendimento Educacional Especializado.


Patrono da escola:

O Patrono da Escola é o senhor *ANTÔNIO SILVA JARDIM (1954). A escolha do nome foi do Senhor José Dell` Antônia (diretor da escola na época), que juntamente com alguns professores homenagearam o Senhor Antônio Silva Jardim, dando – lhe o nome à escola. Antônio Silva Jardim era um ilustre político e muito inteligente. Sua maior luta foi pela implantação da República e a Abolição dos escravos. Silva Jardim era advogado e professor. Morreu aos trinta e um anos, tragado pela cratera do vulcão Vesúvio que na ocasião entrou em erupção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carroças com tração animal!

primeira peregrinação pela ferrovia do Contestado

Os castelos brasileiros!